quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Fauna do Equador

A fauna do Equador é variada. Se encontram grandes mamíferos: o urso, o jaguar, puma, o ocelot e o gato selvagem. Os pássaros constituem o grupo animal mais variado. Durante o inverno os pássaros da América do Norte migram para o equador. O arquipélago Galápagos possui numerosas espécies animais e constitui uma reserva natural.
A floresta, um dos principais recursos do Equador, a floresta amazônica abrange uma extensa área no território do Equador e cobre uma grande parte do território. Os outros recursos do país são o petróleo, o ouro, o dinheiro, o chumbo, o zinco, o sal, o cobre, o ferro, o carvão, o gás natural e o enxofre.


Por: Caroline Fraga.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tudo sobre a Paisagem !

O Equador tem lindas paisagens, mas uma muito conhecida:  As Ilhas Galápagos, que fica na costa do país. As Galápagos são reconhecidas por sua biodiversidade; Várias espécies de pássaros, leões marinhos, tartarugas gigantes e iguanas marinhas. Uma das paisagens mais bonitas, é a da montanha Vólcan Wolf, na Isla Isabela.


 


Outra linda e conhecida paisagem, é a Cordilheira dos Andes, que corta o país de norte a sul, com seus encantadores vales, vulcões a céu aberto, e o seu clíma extremamente romântico: frio e neve. Os amantes do clima Serrano da Cordilheira dos Andes, chamam de "eterna primavera".







Agora, vejam as fotos de diversos lugares no Equador:


  
Por: Milena Bahia.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Culinária do Equador

O Equador tem como pratos principais, sopas e caldos feitos de batatadas e molhos especias. Lá é  conheçido como " Lacros ", mas o mais comum é o Cuy, que é feito com um molho totalmente especial. Para quem gosta de comidas exóticas, no Equador você estará no lugar certo ! Um dos pratos típicos é o coelho assado à lenha, que foi herdado de tradição dos Incas, que usavam esse prato para festas e comemorações especias. Uma curiosidade é que alguns pratos são bem parecidos com as comidas tipicas brasileiras, como o arroz, o abacate, o intestino do bói e etc.
A primeira coisa que os turistas estranham na culinária Equatoriana é o fato de ter, nas ruas e em bares, o famoso "Porquinho da Índia", no qual  dizem que é mais saudável em relação a carne bovina e o frango.
Já na parte amazônica do Equador, é mais comum o cunsumo de Javali, carne de serpente e de macaco, também ultilizadas para fazer molhos fortíssimos. O que não podemos esqueçer é que na maiorias dos pratos  Equatorianos tem milho,pois o país é um dos maiores exportadores de milho do mundo.
Então espero que tenham gostado do texto que fiz para tentar passar mais informações sobre a comida do Equador que é tão diversificada e curiosa.



Milena Bahia


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Camila Dantas, Camila Dias, Milena Bahia e Caroline Fraga.

Cultura

A cultura do Equador é muito diversificada. A maioria da população é mestiça de europeus principalmente espanhóis com ameríndios, e a cultura equatoriana é também uma mistura destas duas raças, incluindo também a cultura dos escravos vindos da África. Em torno  de 65% dos equatorianos é de católicos romanos. O Equador pode ser dividido geograficamente em três partes: a Costa, a Sierra montanhas e El Oriente, que é marcado pela floresta equatorial, a sierra pelas montanhas dos Andes, e a costa por terras baixas que são bastante férteis e usadas para agricultura. Os incas produziam várias espécies de milho, com os quais faziam diversos tipos de farinhas e massas, utilizando-os também para fazer uma bebida chamada de chicha que era consumida em grandes quantidades. A comida inca consistia principalmente de vegetais, pães, bolos e mingaus de cereais, e carne, comumente de caititus (porcos selvagens) e de lhama.

Gracias por escuchar, besos!
Camila Dias e Camila Dantas.

Política

Como anda a situação política do Equador?
O governo brasileiro passou a se preocupar com os graves acontecimentos do Equador, depois de tomar conhecimento. Assim deplorando os atos de violência e de desrespeito as instituições, além de condenar energética mente todo e qualquer tipo de ataque ao poder civil legitimamente constituído e à ordem constitucional do Equador.
Após tomar conhecimento dessa situação o Governo Brasileiro passou a expressar total apoio ao Governo Constitucional do presidente Rafael Correa e a fazer um apelo para que sejam restabelecidas de imediato a ordem interna no Equador, com pleno respeito à democracia e aos direitos humanos.






Camila Dantas e Camila Dias.

Apresentação do blog

Olá, somos alunas da sétima sete do Sartre COC Nobel e vimos apresentar o nosso blog que falará sobre o Equador em geral. Esse primeiro post é para apresentar nosso trabalho de Geografia. Através de vídeos, imagens e textos, iremos informá-los sobre o desenvolvimento social e econômico da região, além de mostrá-los as belezas naturais presentes.
Por favor, comentem e mostrem-nos suas opiniões.


Abraços,
Camila Dias, Camila Dantas, Caroline Fraga, Milena Bahia.